Notícias
www.life-sip.com.br | A Evolução do voip no Brasil | www.life-sip.com.br
central pabx ip, pabx ip, pbx ip, central pbx ip, central pabx, central ip, voip, telefonia ip, call center voip
15065
post-template-default,single,single-post,postid-15065,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

A Evolução do voip no Brasil

A Evolução do voip no Brasil

11:08 20 novembro in Notícias, Sem categoria
0 Comments

A ligação via internet, ou Voice Over IP (VoIP) é uma das tendências que mais mudaram o cenário mundial de telecomunicações nos últimos anos. Essa tecnologia em crescimento alterou o modo como empresas, call centers e pessoas interagem e fazem negócios. No artigo de hoje vamos conhecer melhor um pouco sobre a história do VoIP no Brasil!

A origem do VoIP
A internet surgiu nos anos 60 e, naquele período não era possível imaginar a influência que essa invenção teria em nosso mundo. No que condiz ao VoIP, é preciso considerar ainda a invenção dos protocolos IP, tecnologia essencial para o funcionamento da telefonia online.

Os primeiros sistemas de VoIP foram criados em 1995, quando criaram o primeiro “Internet Phone”. Era muito diferente dos sistemas modernos que temos hoje, aliando Pabx Virtual, videoconferências e integração com email e outras aplicações. Era só um telefone, capaz de gerar ligações entre pessoas que tinham o mesmo programa instalado em seus respectivos computadores.

Expansão do VoIP
Com a globalização e com mercados cada vez mais exigentes de inovação tecnológica e facilidades para a comunicação, o VoIP expandiu, cresceu e se tornou um fenômeno no mundo.

O VoIP apresentava baixo custo, facilidades e vantagens do modelo em relação a telefonia tradicional, simplicidade no uso e na implantação da tecnologia, tudo isso contribuiu para a popularidade crescente para a telefonia VoIP, que se tornou a opção mais indicada para startups e empreendimentos inovadores.

A telefonia VoIP cresceu bastante influenciada pelo surgimento e ascensão do Skype, em meados de 2003, o que abriu o caminho para a inserção da telefonia IP dentro das casas, depois de ter tomado muito espaço em Call Centers de empresas multinacionais.

Para avançar para além do sistema fechado do Skype (ligações apenas entre dois apps instalados), a ascensão do VoiP abriu o caminho para empresas que buscavam ampliar as possibilidades dessa telefonia, criando Softphones, integração com PABX IP e serviço de email.

A tecnologia VoIP no Brasil

O surgimento e expansão do VoIP é totalmente ligado ao movimento análogo da internet, de crescer e tomar completamente o mundo dos meios de comunicações modernos.

Foi segundo esse processo que o VoIP começou a crescer no Brasil. Grande parte do movimento da telefonia IP se deu após o chamado boom da internet no final dos anos 90. Foi quando as casas e empresas começaram a contar com banda larga e maior estabilidade nas redes. Afinal, de nada adianta contratar um serviço barato mas que oferecesse ligações de baixa qualidade.

Apesar da rápida expansão, as conexões de banda larga no Brasil demoraram para despontar em relação a velocidade de comunicação no mercado internacional. É por isso que o fenômeno do VoIP demorou um pouco mais para expandir no contexto brasileiro. Era preciso criar uma infra-estrutura digital capaz de suportar que empresas inteiras fossem geridas através do sistema VoIP.

Ainda assim, podemos ver em notícias do começo dos anos 2000, como essa de 2006 no jornal O Globo, que o aumento da banda-larga ocasionou um grande impacto na indústria de telecomunicações. A notícia anunciava que os preços da telefonia IP chegavam a ser 350% menores do que o da telefonia tradicional, uma diferença exorbitante.

No entanto, essa mesma reportagem abordava que o baixo custo fazia com que o serviço compensasse a baixa qualidade de algumas das empresas emergentes que ofereciam VoIP no Brasil. Em 2019 isso não é mais uma realidade. Os serviços de ligação via VoIP para empresas, como os oferecidos pelo Life Sip, contam com codecs de última geração e proporcionam ligações claras mesmo com conexões não tão rápidas (de até 1MB). Além disso, hoje em dia o serviço de telefonia digital conta com integração para gestão inteligente de ligações, discador preditivo e análise em tempo real.

Ou seja, além do preço baixo, os recursos e aplicações do VoIP para empresas é um grande chamativo para todos os tipos de empreendedores. A segurança e a estabilidade dos serviços também são chamativos que acompanham o crescimento da tecnologia.
Nesse sentido, o uso do VoIP no Brasil tem qualificado-se como um dos principais parceiros do crescimento de empresas e startups de vários tamanhos e nichos. Segundo pesquisa realizada em 2015, entre Setembro e Dezembro deste ano 32% das empresas com conexão com a internet utilizaram sistemas VoIP como alternativa aos modos tradicionais de telefonia.

A mesma pesquisa, revelou que 63% dessas empresas são de grande porte, 43% de médio porte e 28% de pequeno porte. O que demonstra que as grandes empresas estão na ponta do processo, levando para a frente os sistemas que demonstraram ser o futuro da comunicação.
Além disso, a economia em relação ao modelo de telefonia tradicional continua gigantesca, chegando até a 90%. É de se imaginar que tal modelo seja foco de crescimento mesmo em tempos de crise, quando crescer com soluções inteligentes é a melhor opção para quem quer continuar levando o barco a frente.
E você? Está pensando em adotar a tecnologia VoIP em sua empresa ou Call Center? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco
aqui

Fonte: aqui

Tecnologia em PABX IP, tecnologia e inovação em sistemas de telecomunicações e TI.
Abrir Chat
1
Precisa de ajudar?
Olá, como podemos te ajudar neste momento?